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18
setembro 2013

E-commerce: Uma oportunidade para os pequenos e médios empreendedores

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A cada ano os números atraentes de crescimento do e-commerce no Brasil estimulam pequenos e médios empreendedores a investir em negócios online.

Hoje em dia é muito fácil abrir uma loja virtual. Existem dezenas de plataformas pré-moldadas, que permitem que você crie uma loja com alguns poucos cliques e baixo investimento. O difícil mesmo é transformá-la em um negócio de sucesso.

O e-commerce é um negócio como outro qualquer. Quando você decide abrir uma loja de varejo pode optar por uma franquia, uma loja de rua, de shopping ou online. Da mesma maneira, que o empreendedor não decide comprar um ponto de rua ou de shopping sem antes fazer um estudo de mercado, financeiro e projeções, no e-commerce funciona da mesma maneira.

É muito comum o pequeno empresário conseguir juntar alguns poucos recursos e já se sentir seguro para iniciar sua operação virtual. O que a grande maioria esquece é de calcular seu capital de giro, fluxo de caixa, e investimentos em mídia, que no e-commerce é fundamental.

Apesar de todas as dificuldades (sim, fazer de uma loja virtual um negócio de sucesso não é fácil), o e-commerce oferece diversas oportunidades aos pequenos empresários. Para aqueles que estão pensando em iniciar uma operação virtual, segue alguns pontos fundamentais para ter êxito neste mercado:

Planeje – Como já falei anteriormente, assim como em qualquer outro negócio é necessário fazer um planejamento estratégico e financeiro, com projeções, considerando capital de giro e investimentos. Não crie a falsa expectativa que sua loja te dará lucro nos primeiros meses. Trace metas e acompanhe seu planejamento, mesmo que no meio do caminho sejam necessárias algumas adaptações.

Segmente – O mercado online brasileiro já possui grandes players que inclusive são considerados referência em todo o mundo. Se você pretende entrar em um segmento que já há muitos alguns players de grande porte, você não vai ter como competir com eles em relação a algumas regras de negócio como parcelamento, frete e comunicação. Trabalhe com mercados de nicho que você terá muito mais chance. Seja especialista naquele segmento. Costumo brincar com meus clientes, que se querem vender tênis pela internet, que seja para Saci…

Seja Criativo – Com a entrada cada vez maior de grandes players, a mídia online vem ficando cada vez mais cara. Seja criativo e crie ações diferenciadas. Faça parcerias, comissione parceiros. Por exemplo, se você tem uma família ou grupo de amigos grande, pense em criar uma ação de afiliados e comissione seus familiares e amigos. Participe de grupos de discussão, fóruns e eventos onde seu público se encontra. Trabalhe as redes sociais de forma intensa e profissional.

Seja Persistente – Se uma ação que você esperava um bom retorno não deu certo, analise o que pode ter dado errado e parta para novas ações. Não desista na primeira dificuldade que encontrar. É normal não acertar de primeiro, e o importante é que o planejamento, citado anteriormente, contemple esses erros de percurso. Não demore para mudar uma estratégia que não está dando certo. Uma grande vantagem da internet é esta agilidade na tomada de decisões.

Faça aquilo que os grandes não conseguem – Faça proveito de ser pequeno. Trate cada cliente de forma especial. Premie, dê brindes especiais, ligue você mesmo para todos os seus clientes nos primeiros meses. A escala de uma operação de grande porte não permite esse contato mais pessoal. Trate o cliente de forma diferenciada e os fidelize.

Existem muitas oportunidades para os pequenos e médios empreendedores na internet, basta estar atento e preparado. A internet é muito dinâmica, novas ferramentas aparecem a cada dia, e muitas delas vem facilitando o trabalho e sucesso das PMEs.

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