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18
setembro 2013

Planejamento: Ferramentas de pesquisa para PME’s

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Planejar a entrada da sua empresa no mundo virtual é fundamental para o sucesso do negócio, e infelizmente quase nunca realizado pelas pequenas e médias empresas.

É muito importante que você conheça este novo ambiente, os principais players, identifique oportunidades, realize benchmarking* e entenda como funciona este mercado com características bastante distintas do mundo físico.

Abaixo relaciono algumas das ferramentas gratuitas na internet que te auxiliarão neste trabalho de pesquisa.

Alexa.com – Serviço de informações de tráfego da Amazon.com, que mede quantos usuários visitam um determinado site. Quanto mais próximo de 1, maior a visitação, sendo o Google.com.br o primeiro ranqueado no Brasil. Importante para identificar quais são os concorrentes com maior tráfego. Como a conversão no Brasil é bem baixa, trazer internautas para o site é fundamental, e através deste ranking é possível identificar as lojas que mais investem em mídia e estratégias de marketing.

Reclameaqui.com.br – Utilizado pelos clientes para registrarem suas reclamações, este site vem ganhando muita importância no mercado, principalmente online. Apesar de ser uma ferramenta para o consumidor, você pode usá-lo para entender quais são os problemas mais comuns encontrados na operação de seus concorrentes. Por exemplo, se há muitas reclamações de recebimento de pedidos com produtos quebrados, planeje um investimento em uma embalagem especial. Entenda os problemas de seus concorrentes, pense em como resolvê-los e saia na frente.

Google Insights de Pesquisa – Com esta ferramenta gratuita do Google, você pode comparar padrões de volume de pesquisa na internet. Muito utilizado pelo pessoal de SEM (Search Engine Marketing), para identificar palavras-chaves para campanhas de links patrocinados. O empreendedor pode utilizá-la de forma estratégica comparando dois produtos, por exemplo, este site auxilia a compreender o produto com maior volume de buscas e que talvez você deva dar mais atenção, programar uma compra maior ou mesmo direcionar sua comunicação. Neste exemplo abaixo, a busca por anel de ouro é superior a anel de prata. Juntando esses dados com outras informações coletadas, o empreendedor poderá identificar que trabalhar com ouro pode ser uma boa oportunidade de negócio.

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